QUE DAREI AO SENHOR
Salmo 166
Hoje em dia vemos as igrejas lotadas em dias de campanhas, buscando
bênção, prosperidade, respostas e vitórias da parte do Senhor.
Porém, o que o Senhor espera de nós? O que você pode dar para Deus, pelos benefícios que Ele tem feito em sua vida?
O salmista estava passando por um momento terrível em sua vida, face a face com a morte. Além disso, ele esta angustiado, sofrendo ataques demoníacos, com seu coração apertado, angustiado e triste, porém, quando ele invocou ao Senhor, obteve livramento e vitória (v.3).
Após tão maravilhosa providência, o salmista pensou em retribuir a Deus.
Apesar de não ter como retribuir, ele pensou em algo que agradaria ao Senhor, e que ele pudesse fazer, para denotar a sua gratidão por Deus o ter socorrido.
A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, individualmente.
A bênção do Senhor não tem preço, não tem como pagar com dinheiro. A única coisa que podemos oferecer a Deus é devoção e gratidão.
No salmo 51:17 notamos o salmista expressando: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”
Que darei ao Senhor?
No salmo 116, o salmista nos da cinco afirmações que podemos oferecer a Deus como gratidão por tantos benefícios que Ele nos tem dado.
Vejamos essas cinco afirmações.
I - Tomarei o cálice da salvação. V.13a
A maior maneira de demonstrar a gratidão e devoção a Deus é entregar a nossa vida ao Senhor.
Provérbio 23:26a nos diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração..”
Tomar o cálice da salvação amados, é aceitá-lo como Senhor e Salvador de nossas vidas. Os benefícios são para nós, mas Ele se alegra em nos salvar e nos trazer bem perto dele.
Há uma festa no céu, quando um pecador se arrepende. Lc. 15:7. “Digo-vos que haverá maior júbilo no céu, por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
II - Invocarei o nome do Senhor. V.13b.
Deus se sente honrado quando buscamos cada vez mais a sua face. Ele está pronto a nos responder. Jr. 33:3: ”Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grande e ocultas, que não sabes.”
Uma forma de prestar devoção a Deus é buscar a sua face. Deus não gosta de ser ignorado, deixado de lado. Jesus no livro de Mateus 6:33 nos diz: “Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.”
Isso é característica de pai. Deve existir uma comunhão de filho para pai, entre você e Deus.
III- Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. V.14
Outras formas de prestar gratidão a Deus é ser crente compromissado. Há várias maneiras de pagar os votos ao Senhor:
1) Se você tem um compromisso com a casa de Deus, cumpra-o;
2) Se você prometeu evangelizar, visitar, orar, orientar faça isso.
3) Não se esqueça dos dízimos e ofertas, é voto e compromisso. Deus está observando sua fidelidade.
Eclesiastes 5:4, 5 nos diz: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrade de tolos. Cumpre o voto que fezes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.”
Amados, que estejamos sempre envolvidos com a obra de Deus, e em comunhão com a sua igreja. Isso agrada ao nosso Deus. E é isso que Ele espera de nós.
Quando o salmista diz: “Sacrifícios de louvor!”, ele fala sobre algo difícil, ele mesmo fala de renuncia, abstinência. Se em nossa vida não houver renúncia, não será sacrifício.
Nós podemos vê alguns exemplos de sacrifícios:
1) Ir para igreja em dia de chuva forte, ou sol quente;
2) Deixar as visitas em casa, mas não faltar o culto ao Senhor;
3) Freqüentar a igreja, mesmo que não tenha ar condicionado, e poltrona acolchoadas, porém Deus está ali!
V - Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes. V.9
Este versículo me faz pensar em temor. O crente fiel sabe que os olhos de Deus estão em toda parte. Andar perante a face do Senhor é ser santo, não apenas na igreja. I Pedro 1: 16, 15 está escrito: “Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento.”
Devemos ser crentes em casa, no colégio, no trabalho, sempre adorando a Deus, e lutando em batalhas espirituais inacabáveis.
O crente mostra gratidão e fidelidade a Deus, quando anda em sua presença, não só na igreja, mas em toda a terra dos viventes.
Olhemos o que nos diz provérbios 15:13: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.”
Conclusão
1-Querido irmão, o que você tem oferecido ao Senhor como sacrifício de gratidão e louvor, por tantos benefícios na sua vida.
2-Hoje mesmo, o que você tem oferecido ao Senhor? Pense nisso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário