sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O PRESENTE DO HOMEM PARA DEUS


O PRESENTE DO HOMEM PARA DEUS
JOÃO 4:23.



Introdução:
          1-Amados irmãos, mais um ano esta se findando e o natal se aproxima. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade: porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
         2-O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus. Mas será que isto é possível? Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente neste natal?              
        3-O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu pode. A sua palavra nos diz:
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam”. Sl. 24:1;
“São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundastes”. Sl. 89:11;
“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. Ag. 2:8;
“Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude”. I Cor. 10:26;
       4-Você já tentou dar um presente alguém que você não conhece? Ou dar um presente para alguém que tem tudo?
      5-Certa vez, no sorteio do “Amigo Secreto” de uma empresa um dos funcionários tirou o diretor executivo. Era uma pessoa de muitas posses, muito ocupado e reservado, e quase não tinha acesso direto a nenhum dos funcionários. Era realmente difícil decidir o que comprar para aquele homem! O funcionário, não sabia das coisas que ele gostava e não imaginava que ele pudesse precisar de algo que pudesse dar. É uma experiência angustiante, querer dar um presente a alguém e não saber se o presente é digno do presenteado, ou se ele será bem aceito.
      6-Existe uma canção de Natal bastante conhecida, com o título: “O Menino do Tambor”. Ela conta a história fictícia de um menino pobre que estava brincando com seu tamborzinho, quando um grupo de pessoas passou e convidou-o a ir ver o menino Jesus, que havia nascido. Ele, animando, foi levando seu pequeno tambor. Ali chegando, ao ver a cena no estábulo, ver os animais e o pequeno Jesus deitado num pobre cocho, compreendeu o profundo significado do momento e, numa resposta a esta demonstração tão grande do amor de Deus, ficou desejoso de oferta algo em troca. Mas o que ele tinha? Nada, a não ser o seu pequeno tambor e a sua habilidade, ou vontade de tocá-lo. Assim, pediu permissão de Maria e humildemente ofereceu um “concerto” de tambor à criança ali deitada. Todos ouviram atentamente, até o boi parou para escutar. Mas a maior recompensa que poderia haver para aquele menino aconteceu quando o bebê olhou para ele e sorriu docemente, em sinal de aprovação. 

Tema: O presente do homem para Deus.
 Pergunto a você, o que você tem para oferecer nesta natal a Jesus?
 Apesar de fictícia, a história que acabei de contar, conforme o relato bíblico vemos algumas pessoas visitarem a Jesus na manjedoura. Podemos ver isso em Lucas 2:8-20, onde fala dos pastores. Ao ler o relato, notamos a alegria, admiração e assombro daqueles homens rudes, por tudo o que haviam presenciado. Da mesma forma aconteceu com os sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, em busca de Jesus. 
 Diz a Palavra: “Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostraram-se, o adoraram; e abrindo os seu tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mt. 2:10-11.
 Queridos, será que Deus agradou-se da atitude destes homens? Será que estes presentes foram aceitos pelo Rei do Universo? Certamente que sim. E afirmo mais: Deus ainda quer, mesmo nos de hoje, atitudes como esta. “... o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo. 4:23.
 Amados, Deus está pedindo a nossa adoração! Ele está desejoso de receber presente neste Natal! Ele está procurando, ansiosamente, por pessoas disposta a adorá-L0!

I-Por que deveríamos adorá-Lo?
        Queridos irmãos, mas por que O adorarmos? Qual é a motivação para a nossa adoração? Amados, o dever de adorar a Deus se baseia no fato de que Ele é o Criador, e que a Ele todos os outros seres devem a existência. E, onde quer que se apresente, na Bíblia, Seu direito à reverência e adoração acima de outros deuses, enumeram-se as provas de Seu poder criador.
        Podemos observar na Palavra os seres santos que adoram a Deus nos Céus, declaram porque Lhe é devida sua homenagem. Diz assim a palavra: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas.” Apoc. 4:11.
        Além deste motivo, que é o fato de Deus haver nos criado, a palavra de Deus ainda nos fornece vários outros motivos para adorarmos a Deus. Vejamos alguns textos: Sl. 99:9 diz: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus”.
        Sl. 96:13 também nos declara:“Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras”.
        Ainda podemos observar na sua palavra, vários motivos e atributos pelo quais devemos adorar ao Senhor. Pois Ele é Santo, Ele é bondoso, Ele é fiel. Deus nos criou, Deus nos remiu, Deus nos consola e se compadece de nós, Ele nos julgará com retidão e justiça. Estes são alguns motivos para adorarmos a Deus. Esse Deus tão maravilhoso!

II-Adoração não é sinônimo de louvor!
        Esta afirmação pode ser surpreendente e pode até parecer herético para alguns, mas o próprio dicionário explica o conceito de louvor como sendo: “elogio, apologia, glorificação, exaltação e aclamação”, ou seja: louvor é um elogio mais enfático e mais elaborado. Na verdade, o louvor é o superlativo do elogio, e é o maior elogio que se pode fazer a alguém ou a alguma coisa.
        Nós podemos louvar várias coisas. Mas a adoração só é devida a Deus, uma vez que adorar é prestar culto, é amar extremamente, o que implica em uma relação entre a pessoa que adora e a divindade, enquanto que o louvor, como vimos, também pode ser dirigido a homens e coisas.
        A Bíblia fala que Deus é “digno de ser louvado”, conforme citado em II Sm. 22:4; I Cr. 16:25; Sl. 18:3. (“Invoco ao Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos”.)
        Ora, é evidente que, se podemos louvar a homens, quanto mais a Deus, que fez o homem. O louvor a Deus é importante, é bíblico, mais é somente um dos aspectos da adoração.
         O nome de Deus deve ser exaltado, glorificado e proclamado. A bíblia também nos diz: “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” Hb. 2:20.
        Aqui não está claramente se referindo ao louvor, mas à adoração reverente. Quer dizer: O meu prostrar diante do Senhor. O meu render-se diante do Rei dos reis. Reconhecendo que Ele é o único digno da minha adoração. I Cr. 16:8-11; Cl. 3: 23-24.
        A adoração deve partir amados de um coração plenamente consciente de sua condição diante de um Deus supremo, perfeito e santo.
        Sl. 138; 6. “O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.”
         Is. 57:15 ainda nos diz: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo; Habito no alto e santo lugar, mas habito com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o coração dos contritos.”

Conclusão:
       1-Amado o que você pode oferecer ao Senhor? Ele espera de você o melhor.
       2-E o melhor presente que podemos oferecer ao Senhor neste natal é a nossa vida. Para que Ele faça de nós o que Ele quer e tem planejado.
       3-Diz o Senhor na sua palavra: “Os sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrando; coração compungido e contrito não o desprezará, ó Deus.” Sl. 51:17
       4-“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele.” Outra tradução diz: “Cujo coração é perfeitamente para com ele.”
       5-“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”  Jo. 4:23.
       6- Amados, o que eu e você podemos oferecer ao Senhor neste natal?

Pr. Luis Marques

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Comunhão dos santos

At 2.42-47


Introdução:
         1-Existem muitas pessoas hoje que estão longe de Deus e longe das pessoas. Outras estão perto de Deus e longe das pessoas. Outras estão longe de Deus e perto das pessoas.
         2-Devemos estar perto de Deus e perto das pessoas. Hoje eu desejo falar com os amados da comunhão dos santos com os santos.
         4-Para entendermos melhor precisamos compreender o que é comunhão. Comunhão é participação comum em idéias, crenças, etc.
         5-A comunhão consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participarem juntas de uma determinada coisa. Então a comunhão é uma união de propósitos e interesses.
         6-Vejamos o que Paulo espirado pelo Espírito de Deus nos escreve em II Cor. 6:14: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”
         7-O apostolo João da mesma forma nos exorta em I Jo. 1:3: “O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”
         8-Amados, a grande importância da Igreja reside precisamente nisso: em atrair pessoas para viver uma atmosfera reconfortante de uma comunhão, pela qual é o desejo de cada ser humano.
         9-Podemos ainda notar que comunhão é um compartilhamento íntimo e amoroso de certas bênçãos espirituais por pessoas que estão na mesma condição diante da bênção que compartilham.

Tema: Comunhão dos santos com os santos
Afirmação: Nós já recordamos o que é comunhão.
S.T: Mas, como deve ser essa comunhão dos santos com os santos?

I - Deve ser a maneira natural de viver daquele que tem um encontro com Jesus. At. 2:42,46. Nesses versos encontramos seis qualidades dessa igreja registrada aqui em Atos dos apóstolos. Vejamos:
1°) Era uma igreja exemplar;
2º)Era uma igreja formada de crentes batizados, unidos, com padrões definidos de doutrina. “Comunhão, amor e oração.
E a igreja de Águas Lindas precisa ter também essas qualidades. Comunhão, amor e oração;
3°)Essa igreja de atos era regida segundo a autoridade dos apóstolos: seu ensinamento derivava-se de Cristo sendo preservado no NT.  Jesus é o dono e cabeça dessa igreja.
E a igreja de Águas Lindas, precisa ter Jesus, como o cabeça. Pois o centro da nossa comunhão deve ser manifestada no Ágape, que quer dizer: festa ou refeição de amor, incluindo a Santa Ceia;
4°) A igreja aqui em atos era uma  comunidade do bens, que socorria os necessitados (v. 44,45);
5º) Essa igreja também tinha sempre gratidão e alegria no Senhor, (v.46,47);
6°) Ela matinha sempre freqüência nos  cultos e também tinha um bom crescimento e uma  excelente reputação da população, (v.46,41,47).
E nós, como igreja de Águas Lindas, precisamos continuar crescendo e precisamos também ter um bom testemunho dos de fora. Devemos ter uma boa reputação. E isso não somos nós que devemos achar, mais o povo lá fora, os descrentes. Todos aqueles que ainda não conhecem Jesus como o seu Salvador e Senhor.

II- Para ter comunhão com os irmãos, é preciso andar na luz.
O apóstolo João em sua primeira epístola nos diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo. 1:7.
Amados, é impossível mantermos comunhão real com Cristo e os irmãos, se não andarmos na Luz. Isso me faz lembrar as palavras de Jesus em João 11:9, 10 que diz: “Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.”

III- Para termos comunhão, exige esforço conjunto.
Ef. 4:15,16 Paulo nos diz: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. 

IV- Para termos comunhão é preciso haver correção de pecados.
Ef. 4:25-32. Amados, como membros uns dos outros temos, e como filhos de Deus, lavados e purificados pelo sangue de Cristo, precisamos andar em novidade de vida. Andar na verdade e na luz que é Jesus Cristo. Só assim manteremos comunhão com Ele e uns com os outros. Jo. 1:7.

V- Para haver comunhão é preciso haver socorro em coisas materiais.
I Jo. 3:17; Rom.12:13; II Cor. 8:4; Gl. 2:10 e At. 11:29,30.

Conclusão:
1-Amados essa é a igreja para o qual Jesus deu a sua vida ali na cruz do calvário.
2-E também essa é a igreja que Jesus desejou e deseja ter.

Pastor Luis Marques
Igreja Cristã Evangélica de Águas Lindas de GO