sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O PRESENTE DO HOMEM PARA DEUS


O PRESENTE DO HOMEM PARA DEUS
JOÃO 4:23.



Introdução:
          1-Amados irmãos, mais um ano esta se findando e o natal se aproxima. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade: porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
         2-O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus. Mas será que isto é possível? Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente neste natal?              
        3-O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu pode. A sua palavra nos diz:
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam”. Sl. 24:1;
“São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundastes”. Sl. 89:11;
“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos”. Ag. 2:8;
“Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude”. I Cor. 10:26;
       4-Você já tentou dar um presente alguém que você não conhece? Ou dar um presente para alguém que tem tudo?
      5-Certa vez, no sorteio do “Amigo Secreto” de uma empresa um dos funcionários tirou o diretor executivo. Era uma pessoa de muitas posses, muito ocupado e reservado, e quase não tinha acesso direto a nenhum dos funcionários. Era realmente difícil decidir o que comprar para aquele homem! O funcionário, não sabia das coisas que ele gostava e não imaginava que ele pudesse precisar de algo que pudesse dar. É uma experiência angustiante, querer dar um presente a alguém e não saber se o presente é digno do presenteado, ou se ele será bem aceito.
      6-Existe uma canção de Natal bastante conhecida, com o título: “O Menino do Tambor”. Ela conta a história fictícia de um menino pobre que estava brincando com seu tamborzinho, quando um grupo de pessoas passou e convidou-o a ir ver o menino Jesus, que havia nascido. Ele, animando, foi levando seu pequeno tambor. Ali chegando, ao ver a cena no estábulo, ver os animais e o pequeno Jesus deitado num pobre cocho, compreendeu o profundo significado do momento e, numa resposta a esta demonstração tão grande do amor de Deus, ficou desejoso de oferta algo em troca. Mas o que ele tinha? Nada, a não ser o seu pequeno tambor e a sua habilidade, ou vontade de tocá-lo. Assim, pediu permissão de Maria e humildemente ofereceu um “concerto” de tambor à criança ali deitada. Todos ouviram atentamente, até o boi parou para escutar. Mas a maior recompensa que poderia haver para aquele menino aconteceu quando o bebê olhou para ele e sorriu docemente, em sinal de aprovação. 

Tema: O presente do homem para Deus.
 Pergunto a você, o que você tem para oferecer nesta natal a Jesus?
 Apesar de fictícia, a história que acabei de contar, conforme o relato bíblico vemos algumas pessoas visitarem a Jesus na manjedoura. Podemos ver isso em Lucas 2:8-20, onde fala dos pastores. Ao ler o relato, notamos a alegria, admiração e assombro daqueles homens rudes, por tudo o que haviam presenciado. Da mesma forma aconteceu com os sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, em busca de Jesus. 
 Diz a Palavra: “Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostraram-se, o adoraram; e abrindo os seu tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. Mt. 2:10-11.
 Queridos, será que Deus agradou-se da atitude destes homens? Será que estes presentes foram aceitos pelo Rei do Universo? Certamente que sim. E afirmo mais: Deus ainda quer, mesmo nos de hoje, atitudes como esta. “... o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo. 4:23.
 Amados, Deus está pedindo a nossa adoração! Ele está desejoso de receber presente neste Natal! Ele está procurando, ansiosamente, por pessoas disposta a adorá-L0!

I-Por que deveríamos adorá-Lo?
        Queridos irmãos, mas por que O adorarmos? Qual é a motivação para a nossa adoração? Amados, o dever de adorar a Deus se baseia no fato de que Ele é o Criador, e que a Ele todos os outros seres devem a existência. E, onde quer que se apresente, na Bíblia, Seu direito à reverência e adoração acima de outros deuses, enumeram-se as provas de Seu poder criador.
        Podemos observar na Palavra os seres santos que adoram a Deus nos Céus, declaram porque Lhe é devida sua homenagem. Diz assim a palavra: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque Tu criaste todas as coisas.” Apoc. 4:11.
        Além deste motivo, que é o fato de Deus haver nos criado, a palavra de Deus ainda nos fornece vários outros motivos para adorarmos a Deus. Vejamos alguns textos: Sl. 99:9 diz: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus”.
        Sl. 96:13 também nos declara:“Adorai o Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras”.
        Ainda podemos observar na sua palavra, vários motivos e atributos pelo quais devemos adorar ao Senhor. Pois Ele é Santo, Ele é bondoso, Ele é fiel. Deus nos criou, Deus nos remiu, Deus nos consola e se compadece de nós, Ele nos julgará com retidão e justiça. Estes são alguns motivos para adorarmos a Deus. Esse Deus tão maravilhoso!

II-Adoração não é sinônimo de louvor!
        Esta afirmação pode ser surpreendente e pode até parecer herético para alguns, mas o próprio dicionário explica o conceito de louvor como sendo: “elogio, apologia, glorificação, exaltação e aclamação”, ou seja: louvor é um elogio mais enfático e mais elaborado. Na verdade, o louvor é o superlativo do elogio, e é o maior elogio que se pode fazer a alguém ou a alguma coisa.
        Nós podemos louvar várias coisas. Mas a adoração só é devida a Deus, uma vez que adorar é prestar culto, é amar extremamente, o que implica em uma relação entre a pessoa que adora e a divindade, enquanto que o louvor, como vimos, também pode ser dirigido a homens e coisas.
        A Bíblia fala que Deus é “digno de ser louvado”, conforme citado em II Sm. 22:4; I Cr. 16:25; Sl. 18:3. (“Invoco ao Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos”.)
        Ora, é evidente que, se podemos louvar a homens, quanto mais a Deus, que fez o homem. O louvor a Deus é importante, é bíblico, mais é somente um dos aspectos da adoração.
         O nome de Deus deve ser exaltado, glorificado e proclamado. A bíblia também nos diz: “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” Hb. 2:20.
        Aqui não está claramente se referindo ao louvor, mas à adoração reverente. Quer dizer: O meu prostrar diante do Senhor. O meu render-se diante do Rei dos reis. Reconhecendo que Ele é o único digno da minha adoração. I Cr. 16:8-11; Cl. 3: 23-24.
        A adoração deve partir amados de um coração plenamente consciente de sua condição diante de um Deus supremo, perfeito e santo.
        Sl. 138; 6. “O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.”
         Is. 57:15 ainda nos diz: “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo; Habito no alto e santo lugar, mas habito com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o coração dos contritos.”

Conclusão:
       1-Amado o que você pode oferecer ao Senhor? Ele espera de você o melhor.
       2-E o melhor presente que podemos oferecer ao Senhor neste natal é a nossa vida. Para que Ele faça de nós o que Ele quer e tem planejado.
       3-Diz o Senhor na sua palavra: “Os sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrando; coração compungido e contrito não o desprezará, ó Deus.” Sl. 51:17
       4-“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele.” Outra tradução diz: “Cujo coração é perfeitamente para com ele.”
       5-“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”  Jo. 4:23.
       6- Amados, o que eu e você podemos oferecer ao Senhor neste natal?

Pr. Luis Marques

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Comunhão dos santos

At 2.42-47


Introdução:
         1-Existem muitas pessoas hoje que estão longe de Deus e longe das pessoas. Outras estão perto de Deus e longe das pessoas. Outras estão longe de Deus e perto das pessoas.
         2-Devemos estar perto de Deus e perto das pessoas. Hoje eu desejo falar com os amados da comunhão dos santos com os santos.
         4-Para entendermos melhor precisamos compreender o que é comunhão. Comunhão é participação comum em idéias, crenças, etc.
         5-A comunhão consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participarem juntas de uma determinada coisa. Então a comunhão é uma união de propósitos e interesses.
         6-Vejamos o que Paulo espirado pelo Espírito de Deus nos escreve em II Cor. 6:14: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”
         7-O apostolo João da mesma forma nos exorta em I Jo. 1:3: “O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”
         8-Amados, a grande importância da Igreja reside precisamente nisso: em atrair pessoas para viver uma atmosfera reconfortante de uma comunhão, pela qual é o desejo de cada ser humano.
         9-Podemos ainda notar que comunhão é um compartilhamento íntimo e amoroso de certas bênçãos espirituais por pessoas que estão na mesma condição diante da bênção que compartilham.

Tema: Comunhão dos santos com os santos
Afirmação: Nós já recordamos o que é comunhão.
S.T: Mas, como deve ser essa comunhão dos santos com os santos?

I - Deve ser a maneira natural de viver daquele que tem um encontro com Jesus. At. 2:42,46. Nesses versos encontramos seis qualidades dessa igreja registrada aqui em Atos dos apóstolos. Vejamos:
1°) Era uma igreja exemplar;
2º)Era uma igreja formada de crentes batizados, unidos, com padrões definidos de doutrina. “Comunhão, amor e oração.
E a igreja de Águas Lindas precisa ter também essas qualidades. Comunhão, amor e oração;
3°)Essa igreja de atos era regida segundo a autoridade dos apóstolos: seu ensinamento derivava-se de Cristo sendo preservado no NT.  Jesus é o dono e cabeça dessa igreja.
E a igreja de Águas Lindas, precisa ter Jesus, como o cabeça. Pois o centro da nossa comunhão deve ser manifestada no Ágape, que quer dizer: festa ou refeição de amor, incluindo a Santa Ceia;
4°) A igreja aqui em atos era uma  comunidade do bens, que socorria os necessitados (v. 44,45);
5º) Essa igreja também tinha sempre gratidão e alegria no Senhor, (v.46,47);
6°) Ela matinha sempre freqüência nos  cultos e também tinha um bom crescimento e uma  excelente reputação da população, (v.46,41,47).
E nós, como igreja de Águas Lindas, precisamos continuar crescendo e precisamos também ter um bom testemunho dos de fora. Devemos ter uma boa reputação. E isso não somos nós que devemos achar, mais o povo lá fora, os descrentes. Todos aqueles que ainda não conhecem Jesus como o seu Salvador e Senhor.

II- Para ter comunhão com os irmãos, é preciso andar na luz.
O apóstolo João em sua primeira epístola nos diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” I Jo. 1:7.
Amados, é impossível mantermos comunhão real com Cristo e os irmãos, se não andarmos na Luz. Isso me faz lembrar as palavras de Jesus em João 11:9, 10 que diz: “Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.”

III- Para termos comunhão, exige esforço conjunto.
Ef. 4:15,16 Paulo nos diz: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. 

IV- Para termos comunhão é preciso haver correção de pecados.
Ef. 4:25-32. Amados, como membros uns dos outros temos, e como filhos de Deus, lavados e purificados pelo sangue de Cristo, precisamos andar em novidade de vida. Andar na verdade e na luz que é Jesus Cristo. Só assim manteremos comunhão com Ele e uns com os outros. Jo. 1:7.

V- Para haver comunhão é preciso haver socorro em coisas materiais.
I Jo. 3:17; Rom.12:13; II Cor. 8:4; Gl. 2:10 e At. 11:29,30.

Conclusão:
1-Amados essa é a igreja para o qual Jesus deu a sua vida ali na cruz do calvário.
2-E também essa é a igreja que Jesus desejou e deseja ter.

Pastor Luis Marques
Igreja Cristã Evangélica de Águas Lindas de GO

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA



Queridos irmãos, só temos motivos de exaltarmos ao Senhor, pois Ele tem sido a nossa força e nosso socorro bem presente.
Gostaria de compartilhar uma experiência que o Senhor nos deu alguns meses atrás aqui em Águas Lindas.
Eu e mais três jovens estávamos trabalhando no local da igreja, quando alguém bateu palmas. Lúcia, minha esposa foi atender.
Quando abriu o portão viu que era o carro do SAMU, com três paramédicos, perguntando se o pastor encontrava-se.
Ela veio e me chamou para atender aqueles homens.
Um dos paramédicos me falou que havia no carro um paciente, e se podiam deixá-lo aqui comigo. Respondi prontamente que poderiam deixar, pois eles tinham vindo no melhor lugar.
Então desceram com um homem feio, sujo e magro. E tornaram a perguntar: Podemos deixá-lo? Podemos ir embora? Sim, disse eu.
O homem estava precisando de libertação, pois estava preso pelo diabo. Lemos a Palavra de Deus com ele e oramos, eu e os três jovens. O demônio deixou aquele corpo.
Falamos sobre Jesus e despedimos o senhor José.
A nossa oração agora é que ele tenha ocupado a sua casa com o Senhor da vida e com a luz do mundo. Essa cena me faz lembrar Mateus. 5:14-16.
Amados, precisamos ser luzes.
Continuem a orar por nós. Do lado vitorioso em Cristo.

Pr. Luis Marques

COMO RECOMEÇAR
 Josué 1:1-9



Introdução:
       1-Durante a nossa existência estamos a todo o momento tomando decisões. Às vezes acertamos e às vezes erramos, mas sempre colhemos os frutos desses acertos e erros.
       2-Os erros, os fracassos e os acontecimentos ruins deixam marcas, deixam feridas em nós e muitas vezes servem como barreiras na nossa jornada.
       3-Foi o que aconteceu com o povo de Deus, conduzido por Moisés, durante 40 anos no deserto em busca da terra prometida. Já desanimados, abatidos, muitos querendo desistir, ainda recebem a notícia de que seu líder, Moisés, havia morrido.
      4-Deus, vendo toda aquela situação, escolhe um novo líder chamado Josué, e dá a ele como também ao povo uma palavra de ânimo, de encorajamento.
       5-Deus começa dizendo: "Moisés, meu servo é morto". V.2. Era como se Ele dissesse: Moisés fez um ótimo trabalho e o povo cometeu muitos erros e acertos na caminhada à terra prometida, porém, Moisés morreu, agora é com você, Josué! Chegou um novo tempo, um novo recomeço, uma nova fase, uma nova oportunidade para que você Josué tome posse da bênção que tenho para você como para o povo.
       6-Amado irmão, você deseja ter uma nova oportunidade para acertar, uma nova chance para realizar seus sonhos e tornar os fracassos em vitória? Então, pare, reflita, não olhe para trás, não fique desanimado como alguém que não tem mais jeito. Para de se lamentar, volte e olhe para Jesus. Nem tudo está perdido. Há uma vitória para você!

Tema: Como recomeçar.
Afirmação: Deus deseja que você recomece sua vida.
O.T: Mas para que haja um recomeço tem que haver em você, três atitudes.

I - LEVANTE-SE – Js. 1:2
         Nós vemos aqui um novo recomeço na vida de Josué e para todo povo de Deus. A ordem de Deus para Josué foi: “levanta-te, dispõe-te”! Josué estava desanimado, triste e se sentindo fracassado com a morte do seu líder, Moisés. Josué estava desanimado com os fracassos e com o tempo de espera pela bênção. Já ia fazer 40 anos e nada acontecia.
        O desejo de Deus era que Josué se mexesse, se levantasse e prosseguisse avante, e por isso mandou Josué ficar em pé, pois ele e o povo estavam desanimados e derrotados, não queriam prosseguir a caminhada para a terra prometida.
        Amados irmãos, ninguém consegue conquistar uma batalha, ninguém consegue ter vitória deitado, desistido, sem lutar!
        Você que está me ouvindo, que talvez esteja desanimado, está se sentindo derrotado, pensando que não há mais solução. Você que está cansado com as tentativas, com os fracassos, com as derrotas.
        Deus nesta noite está mandando você ficar em pé e partir para uma nova oportunidade, um novo recomeço em sua vida, será uma nova fase de muita luta, porém, de vitória! 

II - VENÇA OS OBSTÁCULOS – Js. 1:2
        Deus fala a Josué: "passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”.
        Amados, Josué carregava na sua alma os 40 anos de deserto e as muitas derrotas, porém, Deus queria que Josué avançasse, lutasse! Ficasse em pé e prosseguisse avante, para a vitória.
        Podemos notar que o rio Jordão seria o primeiro e o menor dos obstáculos para Josué. Deus deseja mostrar e ensinar que muitos obstáculos e muitas lutas viriam, mas Josué não deveria temer e que não deveria retroceder, mas seguir avante.  Pois o Senhor dos Exércitos garantiria a vitória!
       Continuemos irmãos avançando sobre os obstáculos, sobre as lutas e dificuldades, pois Deus diz a mim e a você: “Ninguém te poderá resistir todos os dias de tua vida: Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”. Js. 1:5.
      Essa também é uma palavra de Deus para sua vida. Levanta-te, e passe pelos obstáculos, pelas lutas e dificuldades, pois Deus garante a sua vitória. Pois é Deus quem guerreia as suas guerras! 

III – SÊ FORTE E CORAJOSO. Js. 1:6
       Outra tradução diz: “Esforce-se e tenha bom ânimo”.
       Deus diz que precisa esforço, disposição, coragem e ânimo para se levantar e vencer os obstáculos, as lutas.
       Deus exige de todos aqueles que o conhece, muito esforço, muita disposição e ânimo para recomeçar, para se levantar e prosseguir avante. Não olhar e muito menos nos apoiar nos resultados negativos do passado.
       Deus exige de nós muita luta, muito esforço e trabalho. Muita perseverança. Muita dedicação. Muita fé e esperança na realização dos nossos propósitos e dos nossos sonhos.
       Você é esforçado, é guerreiro, é perseverante ou é dos que desistem com facilidade de tudo o que começa?
        Quero lhe disser nessa noite, que Deus não tem prazer com os que desistem ou naqueles que retrocedem, naqueles que voltam atrás.  Eu quero lhe dizer o que Deus nos diz em Hebreus 10:38, se você é daqueles que retrocede: “Todavia, o meu justo viverá pela fé, e: Se retroceder, (se recuar) nele não se compraz (prazer) a minha alma.”
      Amados, os nossos sonhos, as nossas conquistas e vitórias só virão com muito esforço!  O próprio Jesus nos diz: “O reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” Mt.11:12.

CONCLUSÃO:
       1-Amados Deus é quem garante essa nova fase em sua vida. Você vai ter de Deus, como resultado a prosperidade em todo o seu caminho (v.8).
        2-Mas devemos entender que Deus, porém, impõe uma condição para o sucesso nessa nova caminhada, nesse novo recomeço: É o compromisso com Ele e Compromisso com a sua Palavra. Que é meditar nela dia e noite.
       3-Se você já tentou recomeçar sem Deus, hoje quero convidá-lo a tentar novamente um novo começo, porém, com Deus.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Medo
João 20:19-23



        Deixo-lhes a paz; a minha lhes dou. Não dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” Jo. 14:27.
       Amados, hoje lendo esta devocional, Deus falou poderosamente ao meu coração. Ah! Como é bom ouvir a voz do Senhor!
       Como os irmãos sabem, há quase dois meses, Lúcia não estava bem de saúde e isso começou a me preocupar. Eu confiava e confio no Senhor, mas às vezes lá no meu intimo aparecia  um pequeno medo. Eu sei que tudo está no controle do Senhor e que nada acontece nas nossas vidas sem um propósito e objetivo. Mas hoje tive outra vez a certeza que o nosso Deus é quem está guerreando nossas guerras. Ele é o nosso comandante e está a nossa frente. E por isso Ele nos diz: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” Que Deus maravilhoso queridos!
       Indo ao texto de João 20:19-23, notamos que ele relata que os discípulos de Jesus estava todos  com grande medo dos judeus. Seu Mestre tinha sido morto e agora poderia ser a vez deles, por isso estavam reunidos com as portas trancadas. O medo naturalmente faz com que as pessoas busquem proteção. Mas Jesus havia dito que ressuscitaria.
      Uma mulher viu o túmulo vazio e comunicou o fato aos discípulos (Jo. 20:1, 2). Isso pode ter suscitado a reunião.     Além do medo, eles ainda poderiam estar com muitas dúvidas sobre o que teria acontecido ao corpo de Jesus. É neste momento de medo e perguntas que Jesus aparece entre eles. Ele cumprira sua promessa de ressurreição. A primeira coisa que ele diz é: “Paz seja com vocês”.
      O fato que chama a minha atenção nesta história é que Jesus não os condena. Na hora da prisão dele, todos os discípulos fugiram e até negaram que o conheciam. Mas Jesus, ao se colocar no meio deles, não pede explicações nem os motivos porque eles o abandonaram.    Jesus apenas deseja que eles tenham paz. Não aquela tranqüilidade de ter sossego na vida, embora esta também seja importante. Mas a paz que Jesus dá é de um tipo que o mundo não pode oferecer e nem tem para dá: A paz do perdão. A paz da vida eterna e também a paz de um dia morar na cidade santa. Aquela que Ele mesmo foi preparar para todos nós.  Tudo isso está comprovado nos ferimentos de Jesus. Por isso Ele mostra as mãos e o lado e pode também perdoar os discípulos que o abandonaram na hora mais difícil.
       Desde que a humanidade desobedeceu a Deus e se rebelou contra ele, as pessoas procuram por paz, mas não a encontram fora de Jesus. Elas se trancam em si mesmas e em suas casas, têm medo do que poderá acontecer no futuro e também tem medo da morte. Mas é nesta hora que Jesus vem ao encontro, não para condená-las, mas para tira o medo e dar paz. Ele oferece seu perdão, Ele oferece um novo relacionamento com Deus e uma nova vida com ele.
      Tudo isso me faz lembrar o relatório dos setenta em Lucas 10:17-20, quando Jesus diz a eles: “Alegrai-vos sim, porque o vosso nome está arrolado nos céus.”
      Amados, nesse mundo nós passamos por muitas lutas e dificuldade que nos entristecem e nos abalam. Não sei o que cada um dos queridos está passando, mas uma coisa eu sei. O Senhor está contigo. Está comigo. Por isso Jesus diz pra mim e para você: “Alegrai-vos sim, porque o vosso nome está arrolado nos céus.”
      Ah! Amados, para onde todos nós vamos não haverá choro e nem lágrimas. Confiemos em Jesus e troquemos o medo pela paz, pois Jesus estará sempre no controle.
     O próprio Jesus nos diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá:” Jo. 14:1; Nm. 23:19.

     Despeço-me do lado vitorioso em Cristo. Pr. Luis Marques.

     Observação: Meditação tirada do Pão Diário e algumas adaptações do Pr. Luis Marques.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um Lar Perfeito



“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho”. 
(João 14:1-4)

Todos nós desejamos e continuamos sonhando com um mundo melhor, com uma vida mais feliz, sem dor, sem sofrimento e sem decepções.

Quero dizer aos amados irmãos e amigos, que este lugar existe! Finalmente ali teremos um lar perfeito. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus
”. (Apocalipse 21:1-3)

Jesus nos prometeu esse lar perfeito.

Vejamos sobre as promessas que Jesus nos deixou.

I - Que promessa Jesus deixou para todas as famílias?
Na casa de meu Pai há muitas moradas... E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”( Jo. 14:2, 3).

II - Como será essa nova morada?
E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso”.(Isaías 32);
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.
E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente”
. 
(Apocalipse 21:9-21)

III - Quais os males da nossa vida atual que não teremos mais no novo lar?
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. (Apoc. 21:4)




Não haverá choro;
Não haverá morte;
Não haverá luto;
Não haverá pranto;
Não haverá dor;
Não haverá doenças e etc.




IV - Estamos bem perto desse lar que é perfeito.
Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. (Apocalipse 22:7)
“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. (Apocalipse 22:12)

V - Jesus faz um convite para todas as famílias.
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”. (Apocalipse 22:17);
Se alguém tem ouvidos, ouça”. (Apocalipse 13:9).

Conclusão:
Amados irmãos e amigos olhem com fé e esperança para o futuro. A nova cidade, a Jerusalém é o lugar onde todas as famílias encontrarão um lar feliz e perfeito.
A paz e a felicidade que hoje você desfruta em seu lar, são apenas um vislumbre do novo lar. O lar dos salvos. Dos remidos em Cristo Jesus. Dos lavados pelo sangue de Cristo.
Queridos, Jesus, o arquiteto desse lar, lhe convida para lá. Aceite hoje o seu convite e farás parte desse novo lar.
E nós salvos em Jesus Cristo, esse já é o nosso lar. Alegremo-nos, pois é para lá que vamos.

Pr. Luis Marques

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

AGENDA & PROGRAMAÇÃO




"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor". (Salmos 122:1)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Está triste?
Jeremias 31:1-14.


Durante o trajeto da nossa vida passamos e enfrentamos muitas lutas e dificuldades. Meditando nesse tema, Deus falou muito ao meu coração e espero que venha também falar ao seu.
Com certeza você já sentiu ou senti tristeza em seu coração. Os motivos podem ser diversos: perdeu o emprego, esqueceu um compromisso importante, uma pessoa querida deixou-o, ou talvez simplesmente algo não esteja indo como planejado. Não é errado sentir-se assim. Deus não nos recrimina por causa da nossa tristeza. Não precisamos estar o tempo todo sorridentes, como se nada nos abalasse. Se você tem motivos para chorar, chore, não esconda seus sentimentos diante do Senhor.
O texto lido nos remete a uma promessa de Deus ao povo de Judá, feito numa época em que este estava ameaçado de perder tudo o que tinha. Uma parte do povo tinha sido deportada para uma terra estranha e Jerusalém estava na iminência de ser sitiada por exércitos estrangeiros. Não havia motivos para alegria: o povo estava dominado pela angústia e tristeza do que aconteceria no dia seguinte, pela dor das perdas na guerra e pela expectativa de uma vida ainda mais difícil no cativeiro.
Eles não conseguiam ter esperança, pois a dor, a tristeza e até o desamino estavam presentes em suas vidas, a situação que estavam enfrentando aos seus olhos eram grandes demais. De onde viria o socorro? Por que Deus não estava fazendo algo? Na sua angústia e tristeza, você pode ter feito estas perguntas também. Deus não nos promete uma vida sem tristeza, dor, lutas, problemas ou dificuldades. Ele garante que será o nosso Deus e que estará ao nosso lado em todos os momentos. Ele nos conduz em meio a consolações; como um pastor cuida de cada um de nós e reúne todos os que sofrem para ajudá-los e consolá-los.
Quem crê em Jesus Cristo e entrega sua vida a ele pode ter a certeza de que o Senhor transformará seu lamento em alegria, como prometeu ao povo naquela situação. Ele nos dará o consolo verdadeiro, fortalecendo-nos e mostrando novas perspectivas para recomeçar. Ele é quem trará aos nossos corações motivos para louvá-lo e adorá-lo em todos os mementos, tristes ou felizes. Ele nos diz: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo. Ao anoitece, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Não importa amado o tempo. Deus prometeu e Ele irá cumprir. Olha o que a sua Palavra nos promete: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” A alegria que vem de Deus não depende das circunstâncias. Abraço.  Do lado vitorio. Pr. Luis Marques.
Observação. Meditação tirada do pão diário e algumas adaptações do pr. Luis Marques.

terça-feira, 21 de agosto de 2012



Recordar (Deut. 1:19-33)

 “Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade.” (Sl. 77:11).

       Nossa vida poderia ter menos sobressaltos se aplicássemos o que o texto acima nos ensina, principalmente por meio de Moisés (vs.29-31).
           A história é conhecida: após uma missão de reconhecimento em Canaã, Israel teve medo quando os espias apresentaram seu relatório. O povo ficou tão desanimado e apavorado que já contava com a derrota e com a morte certa nas mãos dos habitantes da terra e dos temidos gigantes.
         Conosco queridos não é muito diferente. Basta recebermos uma má notícia e já imaginamos o pior cenário possível. O desespero, a angústia e os medos invadem o nosso coração e ficamos tristes e desanimados. Sentimo-nos até derrotados e fracassados. Ficamos nos sentindo incapazes e impotentes diante da situação. Esquecemos nossas capacidades e insistimos em pensar que Deus nos abandonou e se esqueceu de nós, que não conseguiremos suporta tamanha dificuldade. Ficamos paralisados e pasmos, esperando pela tragédia iminente e lamentando nosso triste fim.
        Naquela situação no deserto, apenas três pessoas estavam tranqüilas: Moisés, Josué e Calebe. Eles queriam avançar, ir à frente, continuar a jornada.  Pois sabiam que o Senhor cumpriria sua promessa. Por que tinham tanta certeza?
         Devido à sua fé e à sua boa memória. Eles se lembravam de tudo o que o Senhor já tinha feito por eles no passado, na libertação do Egito e no caminho até aquele lugar. Amados irmãos, um dos nossos problemas é de esquecer-se de quem foi que nos fez a promessa.
       O medo faz com que esqueçamos o que Deus já fez em nossas vidas. Quantos milagres Ele operou desde daquele dia em que O conhecemos até agora. Ele sempre andou conosco nos desertos da vida, carregando-nos em seu colo, dando-nos sustento, consolando nosso coração aflito, nos protegendo dos perigos e dos nossos inimigos, dando-nos orientação. Ele mesmo nos diz: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”. (Is. 43:1b-3). Por que nos deixaria sozinhos agora? Ele não muda nem precisa provar que é fiel, pois sempre tem demonstrado isso.
       Quem tem de ser fiel agora somos nós! Como é bom quando conseguimos impedir que o problema domine nossa mente e recordamos a ação de Deus em nosso passado. Às vezes, ele permite que situação se repita, e isso acontece comigo e você, e na segunda vez nós saberemos como devemos agir, porque lembraremos como o Senhor nos ajudara da primeira. Foi um alívio, uma alegria!
        Quando as dificuldades chegarem, faça um esforço para lembrar tudo o que o Senhor já fez por você. A presença de Deus e a recordação de seus feitos passados fazem com que encaremos as situações de nossa vida com fé e tranqüilidade. As lembranças dos feitos de Deus são como degraus que nos levam para mais perto dele.
       Por isso os filhos de Coré expressam: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Sl. 46:1). Abraço.Do lado vitorioso em Cristo. Pr. Luis

domingo, 19 de agosto de 2012


Gratidão ao Senhor

Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Sl.118:
Quero expressar a minha gratidão ao nosso grande e glorioso Deus, pelos seus maravilhosos feitos neste lugar. Me expresso como o salmista: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso , estamos alegres.” Sl. 126:2. Nessa obra aqui em Águas Lindas Deus tem levantado muitos cooperadores, usando cada um de uma maneira maravilhosa e do jeito que Ele somente sabe usar. Temos cooperadores que vem pessoalmente e nos auxiliam nos cultos infantis, outros convidando-nos para um culto especial em sua igreja e presenteando as nossas crianças com brinquedos e lanche, outros orando e outros doando algumas coisas para a própria igreja. Tenho certeza que jamais teríamos avançado tanto sem o auxílio daqueles que o Senhor colocou para nos ajudar. A Deus toda a glória e louvor. Deus é fiel.!! 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NOVO BLOG DA ICE ÁGUAS LINDAS - GO

Estamos desenvolvendo o novo blog e pagina para a Igreja Cristã Evangélica de Águas Lindas de Goiás. Aguarde novas informações dentro de alguns dias.Não esqueça de voltar e conferir as noticias do trabalho realizado pelo pastor Luis Marques e Maria Lucia.Att.Produção